top of page

6 Experiências incríveis com marcas na Europa

  • Foto do escritor: mauritycaza
    mauritycaza
  • 18 de jul. de 2022
  • 7 min de leitura

Antes de viajar para a Europa eu me perguntava: será que lá é tão diferente assim do que a gente tem no Brasil? Logicamente que, vivenciando as coisas que vi, no geral, nós temos muito o que eu venho chamando de “pensamento de demanda infinita”, onde em muitos lugares, geralmente mais turísticos, o atendimento não é nada bom, mas como a demanda é “infinita” ou o cliente dificilmente voltará ao mesmo lugar, não se tem o cuidado que se teria em um lugar que cultiva a recorrência.


Para esses locais onde o “pensamento de demanda infinita” impera, o Google vem fazendo um trabalho sensacional. Os reviews são uma ferramenta de proteção ao cliente. Logicamente que você ainda verá muitas pessoas indo em estabelecimentos sem consultar outras experiências, mas, cada vez mais, o que o outro passou será uma fonte de informação valiosa para clientes antes desavisados.


Tirando as experiências ditas “normais”, na viagem, eu fiz questão de visitar algumas lojas e passar por experiências específicas com marcas globais, como: Disney, Heineken, Hard Rock Cafe, Lindt, Red Bull e a Fórmula 1. Daí eu trouxe algumas coisas legais pra mostrar pra você.


A experiência de passar por todas as etapas da fabricação do chocolate Lindt


Da história do chocolate ao minucioso estudo da origem do cacau, os países que possuem produção relevante, as fatias de mercado representadas em gráficos interativos, até a amostra de uma produção do chocolate Lindt. Tudo isso no Museu do Chocolate de Colônia, na Alemanha, ou, para os alemães, o “Schokoladen Museum”.



Minha esposa feliz da vida na fábrica de chocolate


Você pode assistir a vídeos, entrar na fábrica e ver como cada processo acontece e pode também entrar em uma câmara que simula o clima ideal para o cultivo do cacau. Para o europeu é uma coisa de outro mundo, pra mim, brasileiro, a câmara é o quintal da minha casa, com um pouco mais de umidade (risos).


ree


Além da vista incrível da fábrica cercada de vidro por todos os lados, uma das sensações é a cascata de chocolate, onde é entregue pra você um biscoito molhado no chocolate Lindt. Dá vontade de ficar por lá!


A experiência do tour é ótima, para o calor, eu acredito que não esteja 100% preparado. Faz um pouco de calor dentro do museu e não me lembro de ter visto aparelhos de ar condicionado ligados. Dá pra derreter um pouquinho junto com o chocolate pra quem é mais fraco com calor.





Experiência Heineken: além da história, o amor pelo produto!


Muito mais que só entender os ingredientes ou como o produto é envasado, a experiência Heineken, em Amsterdã, na Holanda, é um processo de envolvimento com o amor pelo produto, por meio da mostra da relevância da marca, seus principais símbolos (da garrafinha, a tampinha, até os grandes patrocínios, como: Champions League, Fórmula 1, entre outros esportes). A fábrica da Heineken traz diversas atividades imersivas, com vídeos, projeções, hologramas, até uma “aula” de como apreciar a cerveja.



ree

A experiência com uma marca vai muito além de só atendimento bacana, um presentinho no final de uma transação ou um sorriso quando te deixam na porta de uma loja, tem a ver com sentidos. Sim, eu falei sentidos, no plural!



Na Heineken Experience eu pude ver, ouvir, tocar, sentir cheiros e estar imerso em diversos tipos de ações dentro da fábrica. Até saí com a cerveja que tem o meu nome impresso na garrafa e, lógico, tomei "uminha" que eu não sou de ferro!



ree

Sentidos pra fazer sentido. Nenhum NPS pode medir esse dia!




Hard Rock Cafe e o envolvimento do cliente em um atendimento extremamente acolhedor


A experiência de estar no Hard Rock Cafe, em Amsterdã é, simplesmente, incrível! Na recepção, o direcionamento até a mesa, o atendente que vem para se apresentar e perguntar se as pessoas à mesa falam inglês ou espanhol e se a velocidade da fala estava boa para o entendimento de todos – notei um preparo imenso nas pessoas quanto à língua e ao cuidado para não deixar os que não manjavam muito com um sentimento ruim (o que aconteceu em alguns restaurantes que passei).


ree


ree

Também me chamou a atenção perguntarem se alguém na mesa possuía alguma alergia! Particularmente, eu nunca havia ouvido essa pergunta antes em um restaurante. Caso alguém possuísse alguma alergia, era possível avisar ao pessoal da cozinha para substituir alimentos. Sensacional!


A ambientação do local era incrível e a comida, nem se fala! Réplicas de roupas, objetos e instrumentos musicais de ícones do rock em todos os lugares, deixam os amantes da música apaixonados pelo lugar.




A revolução Disney na mente de um adulto que achava ser alheio à magia


Um dia inteiro pra viver uma das melhores experiências da minha vida!

Sabe quando você tem uma expectativa e ela vai se cumprindo a cada momento que você passa por uma prestação de serviços? Claro, aqui não é um serviço comum, muito menos o prestador!

ree

No livro sobre a Disney, tem uma "equação", composta por 4 chaves: segurança, cortesia, experiência e show, e que podem ser vistas em diversos momentos da relação.



ree
Realizando o sonho da minha esposa


Pode parecer "chover no molhado" falar da Disney, mas, quando você vai, dá uma vontade danada de falar: do tiozinho que controla a fila pra você tirar foto com o Mickey e, quando sabe que você é brasileiro, solta a frase: "que a magia do Mickey esteja com você, brasileiro" (com um sotaque ótimo), a ótima medição de tempo nas filas e a possibilidade de acompanhar tudo pelo app do parque, até as atrações que, pra gente grande ou pequena, valem muito!



ree

O ponto de melhoria é o transporte. Do centro de Paris, até a Disney é uma viagem em torno de 1h, de ônibus. A ida foi na hora, tivemos as mocinhas de colete vermelho que ajudou a todos com seus respectivos lugares, mas a volta, faltou esse auxílio, então, ficou uma fila muito grande com os ônibus parados e os motoristas sem saber qual “turma” era de que ônibus.



Com um certo atraso, veio um rapaz de colete vermelho e foi gritando os locais e apontando para os ônibus. Não é bem a experiência pós-serviço que você gostaria de receber em uma ida à Disney, mas, eu estou apontando isso por ter que existir alguma coisa pra dizer!



O GP da Áustria de Fórmula 1, a nostalgia de criança e a experiência RedBull no autódromo de Spielberg


Para acompanhar um fim de semana de Fórmula 1, você pode comprar o passe para os 3 dias (sexta, sábado e domingo) ou comprar para dias específicos. Como eu passaria pouco tempo na Áustria, compramos para ver o dia da corrida.


No domingo, assim como em todos os outros 2 dias, a F1 tem uma sequência de atividades, ativações e apresentações que acontecem na pista e, especialmente em Spielberg, no céu do autódromo!


Chegando no domingo, um mar de gente vestindo laranja, a cor do exército do piloto Max Verstappen e eu com o meu bonezinho do Lewis Hamilton. A minha experiência legal começa aí, já que eu fui um estranho no ninho! Apesar da corrida ser na Áustria, uma invasão de holandeses ocorre só pra ver o atual campeão mundial.


Chegando, os roncos dos motores arrepiam. É uma sensação indescritível pra quem ama automobilismo. Eu quase chorei na chegada por que os carros lendários estavam fazendo uma apresentação, então, vi McLaren, Ferrari, Willians, Lotus, entre outros ícones da categoria.


No céu, um show com aviões, paraquedistas, helicópteros e caças supersônicos fazendo manobras radicais e passando perto do público. Um barulho incrível e inesquecível!


Esse é o show dos caças antes da corrida


Próximo de começar a corrida, quando eu dei o primeiro gole na cerveja, eu lembrei de quando eu assistia a Fórmula 1 com o meu pai. Eu criança, via, decorava os nomes dos pilotos e as equipes e, lá pelas tantas, pegava as tampas de panela da minha mãe e corria pela casa, "narrando" as voltas que o meu carro imaginário dava.

O nosso ponto de vista na corrida de Spielberg, Áustria


Eu vi quase nada do Senna, vi quase tudo do Barrichello e tudo do Massa, tudo no sofá da casa dos meus pais. Confesso até que nunca ousei sonhar ir num autódromo, sequer o de Interlagos... quanto mais na Áustria!




ree

Eu assisti a corrida toda como no sofá de casa e pensando o quanto eu fui uma criança feliz, gostando e admirando os ídolos do meu pai, hoje, meus ídolos também.

Logicamente, por ser um evento que foi recorde de público, com mais de 300.000 pessoas, o caos foi o transporte (principalmente a volta) – a RedBull fornecia traslado da estação central de trem gratuitamente - e as filas grandes para as ativações e compra de bebida e comida, mas, nada disso tira a experiência positiva.


ree


É o efeito que eu chamo de “reserva de felicidade”, ou seja, todo ser humano que tem experiências positivas, guarda isso em uma reserva e pode ir gastando com pequenas experiências negativas que, ao final do serviço, podem fazer a diferença pra melhor ou pior. Nesse caso, foi bem pra melhor!






Uma experiência extra!


Um tour pela primeira fábrica de Champagne da Áustria


A Schlumberger foi a primeira fábrica a ficar famosa, fora da França, e fazer sucesso entre Reis e Rainhas de diversos países europeus, inclusive foi a primeira também a desafiar a velha discussão sobre a bebida ter este nome só para os fabricados na região de Champagne, na França.



ree

Na fábrica, existe um tour, não guiado. Na entrada a recepção entrega um IPod com as faixas de áudio correspondentes a cada parada. Como não havia nenhuma marcação sobre onde começar e onde passar, fiz o caminho meio bagunçado e misturei o meio com o fim e terminei no início da história (risos).


Havia um grupo de pessoas quando cheguei com um tour em Alemão e, claro, não entendi nada. O lugar é extremamente bonito e tem a tal tendência de ser "instagramável" desde os anos de 1800, quando rede social era uma roda de gente em algum lugar legal na cidade.





No fim do tour você "ganha" duas taças de champanhe e pode comprar presentes na loja da fábrica. O velho e bom "pega-turista" que funcionou pra mim, claro.



ree


Tour nota 7, champanhe nota 10.


O fato de não ser guiado não é um grande problema. A falta de sinalização e sequência sim. O lugar compensa e a história é muito bem contada pelo IPod. Falta um pouco de humanização, ainda mais se eu for comparar com o tour da Heineken, que tem, a cada sessão, um funcionário apaixonado pela história e pelo produto.


Foram muitas experiências e eu espero que, pelo menos, uma delas tenha te tocado ou interessado. Quem sabe a gente possa conversar sobre essas experiências, caso você já tenha ido ou, caso não tenha ido ainda, eu posso falar com mais profundidade em outra oportunidade! É só deixar o seu comentário e a gente troca essa ideia.



1 komentář


Luiz Gmp
Luiz Gmp
19. 7. 2022

Legal demais essas experiências que você viu mano, principalmente para nossa área onde muitas empresas fala sobre experiência do cliente e poucas fazem, a verdadeira, experiência e vc pode trazer isso de uma forma mais humanizada apesar de não beber gostei da da Heineken e a da fórmula 1 espero viver um dia elas parabéns pelo conteúdo Brow show de bola sucesso sempre . Vasco

To se mi líbí

©2023 Maurity Cazarotti site

Siga-me os bons!

  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page